Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Especialistas de Campinas em educação avaliam mudanças no ENEM

O Ministério da Educação anunciou na última quarta-feira (3) mudanças no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O exame vai ser aplicado de forma digital a partir do ano que vem.

A implantação do Enem Digital vai ser progressiva, com previsão de consolidação em 2026. Nada vai mudar para os participantes inscritos em 2019. No primeiro ano de teste, o modelo digital vai ser aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país.

Ainda segundo o Ministério da Educação, o exame deverá ser aplicado em várias datas ao longo do ano, por agendamento. A aplicação vai permanecer em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro, e os resultados vão ser divulgados de forma conjunta.

Uma das principais justificativas da mudança é a economia com a aplicação das provas, atualmente orçada em mais de R$ 500 milhões.

Segundo a pedagoga e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, Dora Megid, essas alterações devem ser bem planejadas.

Para o filósofo e professor dos programas de Pós-Graduação em Educação e em Direito da PUC-Campinas, Samuel Mendonça, alguns aspectos devem ser observados pela organização do ENEM antes da efetiva aplicação da prova.

As seguintes cidades devem receber a primeira edição digital do ENEM em 2020: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Imagem: Governo Federal

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!