Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Estado autoriza que shoppings, comércio em geral, bares e restaurantes funcionem por até 8h diárias

O Governo de São Paulo anunciou no começo da tarde desta quarta-feira (19) a ampliação do horário de funcionamento das atividades permitidas nas cidades que estiverem na Fase Amarela do Plano São Paulo de seis pra oito horas diárias. A medida, que vai ser válida a partir da próxima sexta-feira (21), vai beneficiar shoppings, comércios em geral, bares e restaurantes, além do setor de serviços, entre outros.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa transmitida pela internet, direto do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo. Ainda segundo o Governo do Estado, os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite de oito horas diárias.

Na avaliação do médico e coordenador do Centro de Contingência do Estado de São Paulo contra o novo coronavírus, José Medina, neste momento é seguro avançar pra essa ampliação. “Poderá acontecer duas vezes: ou uma diluição do número de pessoas nas ruas ou o incentivo das pessoas saírem mais de casa. Achamos mais seguro fazer isso agora”, comentou.

De acordo com o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), as prefeituras terão poder de veto neste caso. “Este aperfeiçoamento foi aprovado pelo nosso Centro de Contingência. Lembro que os prefeitos tem autonomia pra adotar essa mudança e quando isso poderá acontecer”, disse.

Outro anúncio feito na coletiva de imprensa do Governo do Estado foi de que o consumo local nos restaurantes e similares continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com a obrigatoriedade de assentos. Não vai ser permitido que os clientes fiquem em pé, com o objetivo de evitar aglomerações.

A ocupação máxima dos locais deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o fechamento precisa ocorrer até as 22h. Funcionários e clientes devem usar máscaras em todos os ambientes, tirando elas apenas no momento das refeições.

Mais detalhes sobre os dois anúncios estão no site do Governo do Estado em saopaulo.sp.gov.br

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!