Por Celina Silveira
Estado de São Paulo decreta “toque de restrição” a partir da próxima sexta-feira (26)
O estado de São Paulo terá toque de restrição a partir das onze horas da noite da próxima sexta-feira (26).
O objetivo é restringir a circulação de pessoas entre as onze horas da noite e às cinco horas da manhã do dia seguinte. O toque de restrição vai acontecer de 26 de fevereiro até 14 de março.
Segundo o governo de São Paulo, durante o “toque de restrição” o transporte coletivo de passageiros não será interrompido e pessoas físicas não serão multadas, mas apenas serviços essenciais poderão funcionar.
Estabelecimentos não essenciais e organizadores de festas clandestinas serão processados e multados, como explica o diretor executivo do Procon, Fernando Capez.
Nesta quarta-feira (24), o estado de São Paulo atingiu a marca de 6.657 pessoas internadas com Covid-19. O maior número de internados desde o início da pandemia.
Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 69%, mas o sistema de saúde pode entrar em colapso nos próximos 20 dias se medidas de restrições não forem impostas e o ritmo de novas internações não diminuir, afirma o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes.
Nos últimos sete dias, a taxa de internação por covid-19 subiu 9% no estado de São Paulo. O número de casos caiu 9% e o de óbitos caiu 12%. Segundo o governo de São Paulo, apenas as internações refletem o momento atual, visto que números de novos casos e óbitos por Covid não são confirmados imediatamente.
Foto: Governo de São Paulo