Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Estado de São Paulo registra aumento no número de casos e de testes para a Covid-19

O Estado de São Paulo registrou aumento de 14,59% no número de casos confirmados da Covid-19 nos últimos sete dias. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira pelo Governo do Estado de São Paulo. O Estado registra até o momento 542.304 mil casos da doença, o que corresponde a 20% do total de casos no país.  

Segundo Jean Gorinchteyn, secretário estadual de Saúde, o aumento registrado no número de casos reflete o investimento feito em testagem e não impacta os números de óbitos e internações: 

“Apesar de elevarmos os números de casos, impactamos menor, muito menos, em mortes e internações. Isso se deve à testagem. Se eu não testo eu acho que não tenho caso e digo “olha, diminuímos até”, não é esse o objetivo. A testagem faz parte do Plano São Paulo. Nós estávamos fazendo 26 mil testes por mês, chegamos a 576 mil testes, totalizando 1,788 milhão testes no nosso Estado.”

Nesta sexta-feira (31), a região do Vale do Ribeira regrediu para a fase vermelha do Plano São Paulo. Agora, quatro regiões do Estado seguem com medidas restritivas para o combate à Covid-19. 

Segundo Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional, o interior do Estado supera a capital e a região metropolitana de São Paulo em números de casos, internações e óbitos:

“Nos últimos sete dias nós tivemos 57.88% dos casos no interior do Estado, enquanto que 42,11% na capital e Região Metropolitana juntos nesse período, portanto, pela primeira vez nós temos mais casos no interior que a capital e a Região Metropolitana em conjunto. Da mesma forma, em óbitos 59.86% no interior e 40.14% na Grande São Paulo e Capital em conjunto. Portanto, o interior segue com a interiorização do Covid-19”.

Apesar da interiorização da pandemia no Estado de São Paulo, as três regiões que já estavam na fase vermelha apresentaram melhora na última semana, como explica Patrícia Ellen, secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico:

“Na região de Franca houve uma redução de óbitos de mais de 20% e uma estabilização das internações. Em Piracicaba a região está com 77% na ocupação de leitos, e a mesma coisa para Ribeirão Preto. Ribeirão Preto teve inclusive uma redução de 11% nas internação. Novamente, esse cenário se mantendo deve se refletir também na taxa de ocupação de leitos.” 

Em todo o Estado de São Paulo a ocupação de leitos de UTI está em 64%. A taxa de letalidade da Covid-19 no Estado é de 4,3 %. Desde o início da pandemia, o Estado de São Paulo confirmou 22.997 mil óbitos.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!