Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Estoques de oxigênio de 120 municípios paulistas estão em níveis críticos

Levantamento do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), aponta que o abastecimento dos cilindros de oxigênio está em nível crítico em 120 municípios paulistas. Do total, 65 municípios precisam de reposição dos estoques em caráter emergencial.

A pesquisa foi realizada por meio de enquete com as secretarias municipais de saúde entre os dias 22 e 24 de março e foi divulgada nesta quarta-feira (31).

Diante do número expressivo de municípios em estado de alerta no abastecimento de cilindros de oxigênio, o Conselho encaminhou ofício ao vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (DEM), no qual pede o encaminhamento de 2.302 cilindros para suprir a demanda emergencial.

Na última sexta-feira (26) o governo de São Paulo fez um apelo para que empresas, laboratórios e universidades façam a doação ou o empréstimo de cilindros para o envase de oxigênio hospitalar utilizado no tratamento de pacientes com Covid-19.

A Unicamp doou até o momento 16 cilindros de oxigênio carregados que foram encaminhados para a Região de Registro e deve doar, temporariamente, 119 cilindros para recarga. A coleta e distribuição dos cilindros está a cargo do governo estadual.

Em Campinas, segundo o presidente da Rede Mário Gatti, Sergio Bisogni, a falta de cilindros para recarga de oxigênio está impedindo a abertura do Hospital de Campanha, onde estão montados 36 leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19.

Devido ao agravamento da epidemia de Covid-19 no país, a demanda por oxigênio hospitalar teve aumento de 56% nas duas primeiras semanas de março, em comparação com o mesmo período em dezembro de 2020, de acordo com a White Martins, maior fornecedora de oxigênio do país.  

Em janeiro, a falta de oxigênio levou à morte de pelo menos 30 pessoas nos hospitais da região de Manaus, no Amazonas.  

 

Foto: COSEMS/SP

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Notícias em 30