Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Estudante da PUC desenvolve aparelho que detecta queda de idosos

Um aparelho que ajuda a detectar quedas e movimentos de risco pra acidentes com idosos foi desenvolvido em um TCC, Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia de Telecomunicações da PUC-Campinas. A pesquisa, desenvolvida por Victor Lucas Ramos com orientação do professor Amilton da Costa, pode auxiliar no socorro a idosos e na prevenção de acidentes que podem ter consequências fatais.

As informações foram divulgadas na última segunda-feira (8) pela assessoria de imprensa da universidade.

O projeto, desenvolvido em 2020 e chamado “Detecção de Quedas e Movimentos de Risco com Machine Learning”, funciona da seguinte maneira: O sistema de apoio é dividido em três sistemas, sendo uma caixa, pesando 300 gramas, colocada na cintura do idoso com uma fita elástica. Ela capta dados de um sensor, que armazena e processa as informações. De acordo com os movimentos, o sistema identifica um padrão comportamental. Ou seja, se o idoso cair, correr ou pular, o aparelho calcula os movimentos e emite um alerta em caso de qualquer detecção de risco.

Na sequência a central do sistema recebe as mensagens e envia de diferentes formas pros familiares do idoso, por SMS e por um sistema de mensagens a longa distância. Com isso, o socorro pode ser imediato.

Segundo o autor do projeto, Victor Lucas Ramos, a proposta teve como objetivo desenvolver algo útil pra sociedade em um curto prazo.

O custo do protótipo, que já está pronto pra comercialização, é de R$ 500 com o protocolo de envio de mensagens ou de R$ 300 sem o serviço, sendo possível reduzir os valores em uma produção em larga escala. Victor Lucas Ramos também disse que há interesse em uma parceria com empresas que queiram desenvolver o produto e oferecê-lo ao público.

É importante também lembrar que, caso você ouvinte da Brasil seja vítima ou que presencie algum acidente envolvendo idosos, é ideal ligar imediatamente pro SAMU por meio do número de telefone 192.

Imagem: Assessoria de Comunicação da PUC-Campinas 

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Panorama Regional