Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Ericka Araújo

Estudo aponta queda no índice de crimes violentos em duas cidades da RMC

O risco de sofrer um crime violento caiu em duas das vinte cidades que integram a RMC (Região Metropolitana de Campinas)

O município de Vinhedo teve uma queda de 60,7% e Paulínia de 40,6%. Os dados são do último Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, com base em números da criminalidade de 2017 e 2018.

O índice é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais, como homicídio e latrocínio; crimes contra a dignidade sexual , como estupro; crimes contra o patrimônio, como roubo, roubo de veículo e roubo de carga. Foram analisados 139 municípios paulistas com ao menos 50 mil habitantes.

Para o especialista em segurança Adalberto Santos, a integração das policias e uso de tecnologia contribuíram para a redução de crimes violentos nessas duas cidades.

Além disso, Adalberto ressaltou que o estudo realizado pelo instituto colabora para o desenvolvimento de políticas públicas na área de segurança.

Ainda de acordo com o estudo do Instituto Sou da Paz, as três cidades com maiores índice de crimes violentos são Monte Mor, com 27,6, Campinas com 23,3 e Hortolândia com 22,2.

Para ter acesso ao estudo completo entre no site www.soudapaz.org.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!