Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Ex-presidente Lula e outras autoridades lamentam morte de Angelo Perugini

Várias autoridades públicas da região de Campinas e do resto do Brasil se manifestaram oficialmente depois da confirmação da morte do prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PSD), na manhã desta quinta-feira (1). O ex-presidente Lula (PT), em uma rede social, prestou solidariedade aos amigos e parentes de Angelo Perugini. Já o governador João Dória (PSDB) afirmou que Perugini “foi um exemplo de dedicação à população”. O Arcebispo de Campinas, Dom João Inácio Müller. por meio de uma gravação em áudio e divulgada na primeira edição do Jornal Brasil Agora, lamentou a morte do prefeito de Hortolândia. Ele agradeceu o carinho do político com a população da cidade e também com os padres da Arquidiocese.

Quem também comentou a morte do prefeito Angelo Perugini foi o prefeito de Campinas, Dário Saadi (PSD). Ele disse que o prefeito de Hortolândia “tinha o reconhecimento da população e de toda a classe política como administrador e homem público exemplar”. O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), era o vice de Angelo Perugini no Conselho de Desenvolvimento da RMC, a Região Metropolitana de Campinas. Por meio de uma nota oficial, ele relatou que Perugini “foi um professor na difícil arte de fazer política”.

Outras autoridades que também se manifestaram sobre a morte do político de Hortolândia foram: Jonas Donizette (PSB), ex-prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara (PSD), o presidente da Câmara de Hortolândia, Paulo Pereira Filho (PL), entre outros.

Segue abaixo as íntegras das notas das autoridades:

Nota oficial do ex-presidente Lula:
Amigo e companheiro político de longa jornada. Mais uma vítima da Covid-19. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, companheiros de Angelo Perugini e ao povo de Hortolândia.

Nota oficial do governador de São Paulo, João Dória:
Lamento profundamente a morte de Ângelo Perugini, mais uma vítima da COVID-19. Prefeito de Hortolândia por quatro mandatos, honrou o cargo que ocupou e foi exemplo de dedicação à população. Sua colaboração para a emancipação do município e desenvolvimento da região é um legado muito importante. À família e amigos, meus sinceros pêsames.

Nota oficial do ex-governador de São Paulo, Márcio França:
É com profunda tristeza que soube do falecimento do meu amigo de Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia, eleito quatro vezes para o cargo. Homem equilibrado, sensível e que promoveu grandes conquistas para a população da Cidade. Seu legado e seu exemplo ficarão para sempre

Nota oficial do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab
Meus sinceros votos de pesar à família e aos amigos do Ângelo Perugini, que estava em seu quarto mandato como prefeito de Hortolândia. Dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento da cidade e de toda região, em defesa da população. É infelizmente mais um colega que perdemos para a covid-19. Que possamos, juntos, superar a triste situação em que se encontra nosso país.

Mensagem do Arcebispo de Campinas, Dom João Inácio Müller:
Em meu nome, e em nome da nossa Arquidiocese de Campinas quero externar solidariedade ao povo do município de Hortolândia, às pessoas da família do nosso prefeito Angelo Perugini pelo passamento dele.
Eu quero louvar a Deus pela vida do Perugini, quero Louvar a Deus pelo bem que ele fez. E o bem que ele fez é o que vale, hoje. Deus quis chamá-lo e eu pessoalmente rezei para que ele estivesse nas mãos de Deus. Quero agradecer muito pelo carinho que ele tem tido como o nosso povo de Hortolândia, também para comigo, para com os padres, e que Deus na sua grande misericórdia possa dizer a ele, assim como Jesus disse a São Dimas no llto da Cruz: “ainda hoje estarás comigo no paraíso”. Da minha parte, hoje à noite também quero tê-lo no Altar, apresentá-lo juntamente com os demais presbíteros aos céus, ao Pai, pelas mãos do Cristo, colocando-o na patena e no cálice.
Deus saberá sempre ter misericórdia e Deus também saberá ser misericordioso com ele. Então, da nossa parte, solidariedade neste momento difícil, mas nós cremos na ressurreição. Nós sabemos que o mais importante não é viver muitos anos – o mais importante sempre é acrescentar vida aos nossos anos não tanto acrescentar anos a nossa vida. O importante não é viver muitos anos, mas é viver com intensidade. Então certamente o Angelo também escutou aquela frase que são Francisco disse para o Altíssimo. Diante do Altíssimo ele disse: “seja muito bem-vinda, irmã morte”, porque ele sabia que a morte era passagem para a vida eterna, para a vida de contemplação da Santíssima Trindade. Paz e bem! Abraço de solidariedade de pêsames a todo povo de Hortolândia e também aos familiares. Que Deus a todos os abençoe, e da minha parte também, desde já, muito abençoada Páscoa.

Nota oficial do presidente da Câmara de Hortolândia, Paulo Pereira Filho
É com imenso pesar que recebemos a notícia da morte do Prefeito Ângelo Perugini, na manhã desta quinta-feira (1º). Líder notável, Perugini vinha lutando contra Covid-19 desde fevereiro deste ano e teve seu quadro agravado nas últimas semanas. O óbito ocorreu na manhã desta quinta, por volta das 10h15. Informações sobre sepultamento serão divulgadas em breve. Hortolândia, com certeza, acaba de perder um grande cidadão, amigo e comandante, que ajudou a elevar nossa cidade a patamares não imagináveis em tão pouco tempo. Neste momento, também aproveitamos para agradecê-lo por toda dedicação e bravura a frente da nossa querida Hortolândia. Perugini nos deixou, mas seu legado ficará marcado para sempre na história deste município. Que Deus possa confortar sua família, parentes e amigos neste momento tão difícil. Nossos sentimentos a todos.

Nota oficial do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB)
Lamento profundamente a morte do prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini. Mais uma vítima da Covid-19, doença que tirou a vida de milhares de brasileiros.

Nota oficial do deputado estadual Alex de Madureira, líder do PSD na Assembleia Legislativa de São Paulo
Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do Professor Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia, vítima da Covid-19. Em sua trajetória Angelo participou de movimentos sociais relacionados à luta por terra e moradia e foi eleito para comandar a cidade de Hortolândia por quatro vezes. Que o Senhor o receba de braços abertos e conforte todos amigos e familiares neste momento de despedida.

Nota oficial do deputado estadual Rafa Zimbaldi
Acabei de receber a triste notícia do falecimento do amigo e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini. Mais uma vítima dessa triste pandemia. Que Deus conforte toda família e dê forças aos que ficam para continuar lutando contra esse vírus.

Nota oficial do prefeito de Campinas, Dário Saadi:
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, lamenta profundamente a morte do prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, que também presidia o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Eleito prefeito de sua cidade por quatro vezes, teve o reconhecimento da população e de toda a classe política como administrador e homem público exemplar. “É notória a mudança que liderou e realizou na cidade de Hortolândia. Meus sentimentos à família de Perugini, seus amigos, milhares de admiradores e toda a população de Hortolândia pela perda tão precoce de um líder que deixa sua marca e muitas histórias”, disse.

Nota oficial do ex-prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette:
Notícia triste: depois de muita agonia e sofrimento, infelizmente, faleceu o amigo Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia. Conheci Angelo a muitos anos atrás, décadas, quando ainda nem era vereador e ele também estava começando na vida pública. Nessa foto estávamos na última visita técnica no PS Metropolitano. Uma obra que ele sonhou muito e conseguimos realizar. Fica aqui a nossa homenagem, o nosso sentimento a ele e a cidade de Hortolândia que ele tanto amava.

Nota oficial do vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis:
É com muita tristeza e profunda dor no coração que recebi a notícia do falecimento de Ângelo Perugini, meu grande amigo e líder político, homem público, que tanto admiro e respeito. Seu legado de trabalho e dedicação às causas públicas será sempre lembrado e referência para todos nós. Ele foi meu professor na difícil arte de fazer política. Um homem generoso, amável e bem humorado. Sempre pensou nos mais pobres e humildes. Mineiro conciliador e amigo. Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida. Perdemos o nosso presidente. Perdemos nosso irmão Perugini, nosso líder. Que Deus te receba na sua infinita bondade, amigo e irmão.

Nota oficial da prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara:
A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, lamenta a morte do prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, que esteve à frente da Prefeitura de Hortolândia por 4 mandatos e, ainda, presidiu a Região Metropolitana de Campinas. “Mais uma vítima desta doença que , infelizmente, tem trazido tanta tristeza às famílias. Perugini deixa um legado para a cidade de Hortolândia e , com certeza, deixa a cidade e a família com um sentimento de grande tristeza por esta perda tão precoce”.

Nota oficial do prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, Rafael Piovezan
O Município de Santa Bárbara d’Oeste expressa profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, ocorrido nesta quinta-feira (1). Perugini é uma das mais de 300 mil vítimas da pandemia da Covid-19. Perugini tinha 65 anos e cumpria o seu quarto mandato como prefeito de Hortolândia. Natural de Jacutinga (MG) era professor e teve a maior parte da sua vida marcada pela atuação política. Era o atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “O Angelo Perugini teve uma trajetória política brilhante. Sempre combativo, lutava pela população e sobretudo por aqueles que mais precisavam. Um defensor das questões sociais, da saúde e da ciência. Infelizmente foi mais uma vítima do Coronavírus. Que Deus conforte familiares, amigos e todos os irmãos da cidade de Hortolândia”, disse o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan.

Nota oficial do prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco
Recebi com profunda tristeza a notícia da morte do amigo e do prefeito de Hortolândia Angelo Perugini nesta manhã. Angelo foi uma das vítimas da Covid-19 e exercia o quarto mandato como prefeito. Estivemos juntos, pela última vez, no dia 7 de janeiro em uma reunião entre prefeitos da RMC. A região perde uma liderança política importante e muito representativa. Meus sinceros sentimentos aos munícipes e à família Perugini.

Nota oficial do prefeito de Sumaré, Luiz Dalben
Com muita tristeza recebemos a informação de que nosso amigo e prefeito Ângelo Perugini não resistiu às complicações da covid. Perugini sempre fez um excelente trabalho pela cidade de Hortolândia e também por toda a nossa região, além de ter sido vereador em Sumaré antes da emancipação de Hortolândia. Grande parceiro da nossa família, me acolheu muito bem quando fui eleito ainda para o primeiro mandato e também ajudou meu pai em sua eleição para deputado estadual. Como prefeitos, lutamos juntos por muitas melhorias por nossas cidades. Atualmente, também estava como presidente do Conselho da RMC (Região Metropolitana de Campinas). E, assim como os médicos e outras áreas que estão atuando contra a covid, nós, gestores públicos, também estamos nessa linha de frente. Perugini lutou até o último minuto e tenho a certeza de que, ao lado do Pai, ele continuará lutando por nós. Sua partida é muito dolorosa e seu legado ficará para sempre em nossas lembranças. Meus sinceros sentimentos a todos os familiares nesse momento de luto e profunda tristeza.

Nota oficial do prefeito de Paulínia, Du Cazellato
Faleceu nesta manhã o prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, mais uma vítima desta terrível doença chamada Covid-19. Envio minhas orações e sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus lhe receba de braços abertos.

Nota oficial do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi
É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso grande amigo e companheiro de jornada. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Destaques