Por Celina Silveira
Faturamento do comércio de Campinas cai 3,9% em janeiro; retomada econômica deve acontecer apenas após vacinação em massa
O faturamento do comércio de Campinas registrou queda de 3,9% em janeiro de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, já a inadimplência cresceu 2% nos últimos doze meses. Os dados são da Acic, Associação Comercial de Campinas.
Em janeiro de 2021, o faturamento nas vendas físicas em Campinas foi de pouco mais de R$ 1 bilhão. A perda foi de pouco mais de R$ 42 milhões em relação ao mesmo período de 2020. Praticamente o mesmo percentual de queda – 3,91% – foi registrado nas vendas no varejo da RMC.
Segundo o diretor do Departamento de Economia da Acic, Laerte Martins, as quedas das vendas no varejo só deixarão de acontecer após a vacinação em massa contra a covid-19.
O economista Laerte Martins afirma que benefícios para a população de baixa renda, como o auxílio emergencial, que deve ser retomado em março deste ano, podem ajudar a manter a economia local.
Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, a administração municipal deve apresentar medidas ainda dentro dos primeiros cem dias de governo Dário Saadi para categorias que mais foram afetadas pela pandemia da Covid-19, mas que só é possível falar em retomada econômica após a vacinação em massa.
Segundo a Acic, supermercados, farmácias, drogarias e lojas de materiais de construção são os únicos setores que conseguiram manter o faturamento positivo.