Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Frente Nacional de Prefeitos recebe os indicadores precoces de monitoramento da Covid-19; índices são usados em Campinas

Os indicadores precoces de monitoramento da Covid-19, criados e usados em Campinas, foram compartilhados na manhã desta sexta-feira (21) com prefeitos e prefeitas da FNP, a Frente Nacional de Prefeitos. Os índices são usados pra tomada das decisões em meio à pandemia do novo coronavírus.

A apresentação dos dados, feita virtualmente, foi batizada de  “A Experiência de Campinas com indicadores de avaliação e monitoramento na pandemia”. Os índices são baseados em três eixos. O eixo de morbidade monitora a variação do número de casos de síndromes gripais e a variação do número de pessoas sintomáticas com síndromes respiratórias que chegam às unidades de saúde. Por exemplo, um aumento sustentado por duas semanas superior a 100% indica que em quatro ou cinco semanas começará a ter sobrecarga hospitalar.

O segundo eixo é o laboratorial. Ele monitora a variação no número de testes RT-PCR pra Covid-19 coletados e a taxa de positividade destes exames. Caso haja um aumento do número de positivos semana a semana, é sinal de que a circulação viral aumentou e em entre duas a quatro semanas acontecerá uma onda hospitalar importante. Por fim, o terceiro eixo é o hospitalar, com o monitoramento da proporção de casos moderados e graves que demandam leito hospitalar em relação ao total de síndromes respiratórias notificadas.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, os indicadores são um pouco diferentes dos usados pelo Governo do Estado e surgiram com os novos conhecimentos científicos sobre o vírus da Covid-19. E são usados, de forma preventiva, pra evitar uma piora da pandemia na cidade.

Por sua vez, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), que também é vice-presidente de saúde da Frente Nacional de Prefeitos, afirmou que decisões difíceis foram tomadas com base nos indicadores. O confisco da estrutura de um hospital particular desativado foi uma delas.

O presidente da FNP e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, elogiou a forma com que a cidade de Campinas encara a pandemia do novo coronavírus.

Caso você ouvinte da Rádio Brasil queira saber mais sobre os indicadores precoces de monitoramento da Covid-19, é só acessar o site da Prefeitura de Campinas em campinas.sp.gov.br.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Estação Brasil