Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Governo de São Paulo atualiza Plano São Paulo e Campinas regride para a fase laranja

A cidade de Campinas regrediu da fase amarela para a fase laranja do Plano São Paulo após atualização realizada nesta sexta-feira (26).

Segundo o Centro de Contingência da Covid-19, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 73,4% no DRS 7 , o Departamento Regional de Saúde de Campinas, que abrange 43 cidades da região.

Assim como Campinas, a Grande São Paulo e as regiões de Sorocaba e Registro também regrediram para a fase laranja, na qual shoppings, restaurantes e comércios em geral podem funcionar por oito horas diárias, entre as seis horas da manhã e as oito horas da noite, com ocupação de até 40%.

As regiões de Marília e Ribeirão Preto regrediram para a fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. A região de Piracicaba, por sua vez, foi a única que avançou e está agora na fase amarela.

Segundo o coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, o Centro de Contingência estuda a necessidade de incluir uma fase mais restritiva que a vermelha ao Plano SP.

Nesta sexta-feira (26), São Paulo chega à marca de um ano de pandemia enquanto enfrenta a fase mais crítica da emergência sanitária. Atualmente, 6.767 pacientes estão internados com Covid-19 em leitos de enfermaria ou UTI, número 8% maior do que o registrado em julho de 2020, pico da primeira onda de Covid-19 no estado.

Em relação à última semana epidemiológica, o número de casos subiu 6%, o de internações 13% e o de óbitos teve alta de 4%. 

Segundo o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, nesta sexta-feira (26), a taxa de ocupação em leitos de UTI é de 70,4% e as internações estão subindo no ritmo de 1,5% por dia, o que indica que se a população não fortalecer as medidas de restrição o sistema de saúde do estado pode entrar em colapso em 20 dias.

Segundo o governo de São Paulo, a vacinação dos idosos de 80 a 84 anos foi adiantada para o próximo sábado (27) e pessoas de 77 a 79 anos serão vacinadas a partir da próxima quarta-feira, dia 03 de março.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Panorama Regional