Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Governo de São Paulo pode levar até 11 anos para recuperar nível de aprendizado na educação pública

Pesquisa realizada pelo governo de São Paulo aponta que o desempenho em matemática dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio despencou após a pandemia.

O levantamento comparou o resultado do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2019 dos estudantes que estavam no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. No total, 20 mil alunos da rede pública estadual foram avaliados.

Em 2019, o resultado atingido no Saeb foi 243 pontos. Em 2020, o resultado foi 196, queda de 47 pontos. O resultado é igual ao de 14 anos atrás.

Para que o patamar de aprendizagem de matemática volte aos níveis de 2019, os pesquisadores estimam 3 anos para os alunos da 9ª série e do 3º ano do ensino médio. Para os alunos da 5ª série do Fundamental serão necessários 11 anos para recuperar a aprendizagem em matemática.

Já para recuperar a aprendizagem em Língua Portuguesa será necessário 1 ano para os alunos da 9ª série, 2 anos para alunos do 3º ano do Ensino Médio e 3 anos para os alunos da 5ª série.

Segundo o doutor em Educação Ismael Rocha, a pandemia dificultou o aprendizado dos alunos em todo o país, no entanto, a defasagem em matemática e língua portuguesa é anterior à Covid-19.

O educador Ismael Rocha afirma também que a defasagem no aprendizado de matemática e língua portuguesa terá reflexos no ensino superior, no mercado de trabalho e na economia. 

Dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) apontam que os alunos brasileiros ocupam a posição 60 no ranking do aprendizado de leitura e a posição 74 no ranking do aprendizado de matemática. 

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!