Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Governo de SP anuncia plano de vacinação contra a Covid-19; imunização, após autorização da Anvisa, deve começar em 25 de janeiro

O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 de São Paulo foi anunciado no começo da tarde desta segunda-feira (7). Segundo o Governo Paulista, a imunização contra o vírus deve começar em 25 de janeiro de 2021. Porém isto só deve acontecer após a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, autorizar o uso da vacina CoronaVac, produzida por meio de uma parceria entre o laboratório chinês SinoVac e o Instituto Butantan, mantido pelo Governo de São Paulo.

As informações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa, transmitida pela internet do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista.

A campanha em São Paulo, nesta primeira etapa, vai dar prioridade pra profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas. Também vão ser disponibilizadas quatro milhões de doses da vacina pra outros estados. A distribuição e aplicação da CoronaVac vão ser feitas de forma gratuita e em duas doses pra todas as pessoas que sejam dos públicos-alvo e que estejam no Estado de São Paulo. A previsão do Governo Paulista é que nove milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa.

Segundo o governador João Dória (PSDB), 77% das mortes provocadas pelo coronavírus até agora são de pessoas com mais de 60 anos, um dos públicos-alvo da primeira etapa da campanha.

Ainda de acordo com o Governo de São Paulo, a campanha será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e em parceria com as 645 prefeituras de São Paulo. O objetivo é dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil pra até 10 mil locais.

A estimativa é que a logística e segurança pro Plano Estadual de Imunização envolva dezenas de milhares de trabalhadores do setor de saúde e agentes de segurança.

Pro secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, a manutenção das medidas de prevenção, como o uso de máscaras e o distanciamento físico, não pode ser deixada de lado mesmo com iminência do começo da vacinação.

Pra mais informações sobre o plano de vacinação de São Paulo contra a Covid-19 é necessário acessar o site saopaulo.sp.gov.br

Imagem: Governo de São Paulo

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Brasil Agora 1ª Edição