Por Luiz Felipe Leite
Governo de SP avalia que a região de Campinas tem tido ‘uma melhora expressiva’ contra a Covid-19
As 42 cidades localizadas na área de abrangência do Departamento Regional de Saúde de Campinas tem tido uma melhora expressiva no combate à pandemia da Covid-19. A afirmação foi feita por integrantes do primeiro escalão do Governo de São Paulo no começo da tarde desta quinta-feira (30), durante uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na Capital Paulista.
Fazem parte do chamado DRS-7 19 dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas, além de cidades como Americana, Bragança Paulista, entre outras.
A região está na Fase Laranja do Plano São Paulo, responsável por organizar as atividades do Estado durante a pandemia do novo coronavírus, desde a última segunda-feira (27). Nesta etapa, o comércio em geral, shoppings e escritórios podem funcionar por algumas horas diárias, com uma capacidade limitada.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Patrícia Ellen, os números da pandemia na região de Campinas evoluíram de forma positiva. “A ocupação de leitos caiu, hoje está em 75% e também houve uma queda de internações, na casa dos 2%”, contou.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, as intervenções do Poder Público foram fundamentais pra que a região de Campinas subisse da Fase Vermelha pra Laranja do Plano São Paulo. “A região de Campinas ficou um período longo na Fase Vermelha. Graças aos prefeitos e ao Governo do Estado, conseguimos melhorar a situação por lá, a ponto de evoluir pra Fase Laranja”, explicou.
Até o fechamento desta reportagem tinham sido confirmados, em todo o Estado de São Paulo, 529.006 casos e 22.710 mortes por Covid-19.