Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Governo do Estado lança indicador pra monitorar economia em tempo real

O indicador PIB +30 foi lançado nesta segunda-feira (10), durante coletiva de imprensa do primeiro escalão do Governo de São Paulo. O índice, criado pela Fundação Seade, vai ser utilizado pra monitorar as tendências da economia paulista no contexto da pandemia do novo coronavírus. 

Segundo o Governo de São Paulo, o principal objetivo da ferramenta é agilizar o acompanhamento de estatísticas do PIB, o Produto Interno Bruto do Estado e rastrear tendências da atividade econômica com mais rapidez e eficiência.

O novo indicador representa aproximadamente 97% do PIB estadual e vai ser apresentado na forma de índices e taxas ajustadas sazonalmente. O PIB+30 deverá ser publicado em conjunto com a estimativa oficial do PIB do mês anterior.

Ainda de acordo com o Governo de São Paulo, o novo indicador vai contemplar o cálculo do PIB do Estado e dos PIBs dos Municípios, em conjunto com o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de um sistema de estatísticas conjunturais composto pelo PIB trimestral e PIB mensal.

Na avaliação do governador João Dória (PSDB), o PIB+30 coloca o Estado de São Paulo no mesmo patamar que os EUA e a França, no quesito de avaliação da evolução da economia. “O PIB +30 foi criado pra auxiliar no plano de recuperação econômica do Estado”, disse.

Segundo a Fundação Seade, o PIB+30 de junho na comparação com maio avançou 6,8%, segundo resultado positivo consecutivo para esta base de comparação. Já no acumulado de 12 meses, o PIB+30 em junho avançou 0,7%. Na comparação a junho de 2019, houve evolução de 1,8%.

De acordo com o secretário da Fazenda e do Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, estes dados significam que há, no momento, uma recuperação econômica. “Então mostramos aqui claramente como já há uma recuperação econômica forte, depois de uma queda fortíssima”, analisou.

Mais detalhes sobre o novo indicador pra monitorar o PIB e a economia do Estado de São Paulo estão no site saopaulo.sp.gov.br

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!