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Por Maíra Torres

Grêmios escolares ajudam com as competências sociemocionais, exigência da BNCC

Os grêmios escolares são um meio importante para trabalhar as competências sociemocionais, novo ponto a ser implantado nas escolas, exigido pela Base Nacional Comum Curricular. A importância da organização estudantil foi ressaltada pela Secretária Municipal de Educação, Solange Pelicer, durante a “2ª edição do Semeando Atitudes” e “Fala Jovem!”, um encontro de gremistas e instituições de ensino:

O Diretor Regional de Ensino da Diretoria Campinas Leste, Nivaldo Vicente, também presente no evento, explica o que é a competência socioemocional e deixa claro como funcionam os grêmios e quais seus impactos na vida dos alunos.

Apesar da Secretaria Municipal da Educação ainda não possuir um plano de como implantar a Base Nacional Comum Curricular, o Diretor Regional de Ensino da Diretoria Campinas Oeste, Antônio Schiavo, defende o uso do grêmio estudantil como instrumento de aprendizado.

Todas as 79 escolas estaduais da região Leste e as 87 da região Oeste de Campinas têm grêmio estudantil. Já na rede municipal, 17 das 45 escolas do Ensino Fundamental possuem a organização.

Foto: Alunos falando sobre a importância do grêmio estudantil, durante a “2ª edição do Semeando Atitudes” e “Fala Jovem!” (imagem: Maíra Torres)

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