Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Hospitais municipais não devem cancelar cirurgias eletivas, segundo Jonas Donizette

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, afirmou na manhã desta sexta-feira (20), que as cirurgias eletivas não vão ser paralisadas nos hospitais municipais.

Na última quinta-feira (19), o governador João Dória anunciou a suspensão de novos agendamentos dos procedimentos cirúrgicos.

Segundo Jonas Donizette, a pandemia está controlada na cidade, por isso não há previsão para o fechamento do comércio e não há motivos para paralisar as cirurgias eletivas:

“Nós estamos em um movimento que nos permite ampliar leitos não covid e diminuir leitos covid. Nós não estamos fazendo isso. Por precaução, nós estamos mantendo um número de leitos para covid. Caso seja necessário, a estrutura do hospital de campanha nosso, ela está montadinha no patrulheiros e nós podemos contratar, em regime de urgência, funcionários para fazer a operação do hospital de campanha”.  

Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, nesta sexta-feira (20), 57,7% dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 estão ocupados e 71 leitos das redes pública e particular estão livres.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, 1.354 pessoas já morreram por Covid-19 em Campinas e mais de 41 mil casos foram confirmados.

Durante a live realizada nesta sexta-feira (20), o secretário de Saúde de Campinas, Dr. Carmino de Sousa, rebateu o anúncio da Fiocruz de que a taxa de transmissão da covid-19 em Campinas seria de 1,3.

Nós passamos algumas semanas como muita instabilidade nos nossos sistemas e com informações não confiáveis. O observatório que faz essa análise está muito inseguro sobre esses números. Se esse número for correto nós não vamos esconder, mas o Observatório não tem esse número, eu não sei de onde a Fiocruz colocou esse número”

A Secretaria de Saúde de Campinas informou também que o atendimento de pacientes com síndromes gripais não relacionadas com Covid-19 aumentou 30% na cidade. A causa, segundo o prefeito Jonas Donizette, é a frequente mudança de temperatura na cidade.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Em Romaria