Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Instituto Sou da Paz lança site com informações sobre estatísticas da segurança pública no Estado

O Instituto Sou da Paz, organização sem fins lucrativos que apresenta soluções pra prevenir e reduzir a violência no Brasil, lançou nesta terça-feira (26) o portal soudapazanalise.org. A plataforma permite a análise e cruzamentos de dados a partir das informações oficiais publicadas mensalmente pela SSP, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Segundo a organização, é possível que qualquer pessoa possa conhecer e consultar a incidência criminal por área de interesse. Por exemplo, é possível descobrir quantos furtos aconteceram em dezembro do ano passado na área de onde o leitor está acessando o site, além de saber os endereços e telefones dos batalhões mais próximos da Polícia Militar.

Também é possível acompanhar as análises feitas por especialistas do Instituto Sou da Paz baseados nos dados da SSP, como a avaliação intitulada ‘Onde mora a impunidade? Porque o Brasil precisa de um indicador nacional de esclarecimento de homicídios’.

Em entrevista exclusiva à Rádio Brasil nesta terça-feira, no Jornal Brasil Agora, o coordenador de projetos do instituto e responsável pela plataforma, Leonardo Carvalho, disse que um dos objetivos com a novidade foi garantir a transparência das estatísticas de segurança pública sobre violência e criminalidade. Ele avaliou que isso é uma das bases fundamentais pro fortalecimento da democracia.

Ainda de acordo com o pesquisador Leonardo Carvalho, o usuário do site deve ter tranquilidade e facilidade pra acessar os dados.

Por fim, o coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz disse que, apesar de não existir uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública na divulgação dos dados, um dos resultados esperados com a nova plataforma é permitir a aproximação da sociedade de uma forma geral com os órgãos policiais.

Pra mais detalhes sobre o novo site, é necessário acessar o link soudapazanalise.org

 

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!