Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Jardim Novo Campos Elíseos é o bairro com a maior letalidade por Covid-19 em Campinas

O Jardim Novo Campos Elíseos, em Campinas, é o bairro da cidade com o maior índice de letalidade no município por Covid-19. Se trata da proporção entre o número de mortes pela doença e o total de doentes pelo novo coronavírus. Os dados fazem parte do Painel Covid-19, atualizado diariamente pela Prefeitura de Campinas, e são do período entre o começo da pandemia, em março do ano passado, e a última segunda-feira (5).

Somando os casos registrados em 2020 e neste ano, foram confirmadas 625 ocorrências do novo coronavírus no Jardim Novo Campos Elíseos, com 48 mortes. Portanto o índice de letalidade do bairro pela doença é de 7,7%. Logo em seguida, no ranking de letalidade, aparecem os bairros Vila Industrial, Jardim Campos Elíseos e Parque Residencial Vila União.

Em números absolutos, ou seja, sem considerar o índice de letalidade, o Centro é o bairro de Campinas mais afetado pela pandemia. 2.238 casos da Covid-19 foram registrados lá, no ano passado e nos primeiros meses de 2021, com 72 mortes. O índice de letalidade no Centro de Campinas é de 3,2%.

Os outros quatro bairros com os maiores números absolutos do novo coronavírus na cidade, depois do Centro, são os seguintes: Cambuí, Cidade Satélite Íris e o Jardim Chapadão.

Em entrevista à Rádio Brasil, a enfermeira e articuladora da Saúde do Comitê Covid da Prefeitura de Campinas, Priscila Pegoraro, afirmou que do ponto de vista da letalidade, a situação da cidade em si está relativamente melhor em relação aos dados registrados na Capital Paulista e em todo o Estado de São Paulo. E que se aproxima muito do que está acontecendo em todo o Brasil.

A especialista explicou também que existem trabalhos sendo feitos regionalmente pra evitar o avanço da pandemia, após a análise da evolução da doença, da quantidade de internações e do número das mortes resultantes do novo coronavírus. A enfermeira Priscila Pegoraro informou que ações como a divulgação das informações sobre a pandemia são realizadas regularmente em Campinas.

Já a consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia e professora de infectologia da Unicamp, Raquel Stucchi, afirmou que os índices de letalidade, especificamente pra Covid-19, não podem ser considerados como referências ideais pra uma avaliação mais profunda da pandemia.

O médico infectologista do Hospital PUC-Campinas e professor de Medicina da PUC-Campinas, André Giglio Bueno, opinou que as características populacionais dos bairros da cidade devem ser levadas em conta na avaliação do avanço do novo coronavírus.

Caso você ouvinte queira saber mais detalhes sobre os dados da pandemia da Covid-19, deve acessar o seguinte site: covid-19.campinas.sp.gov.br.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Destaques