Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Celina Silveira

Jonas Donizette descarta fechar comércio após eleições municipais

O prefeito Jonas Donizette reafirmou que o comércio de Campinas não vai sofrer restrições após o segundo turno das eleições municipais. A declaração foi transmitida nesta terça-feira (24) durante uma live. 

Na próxima sexta-feira (27) o Governo do Estado deve apresentar a nova reclassificação do Plano São Paulo que deveria ter acontecido na última semana, mas foi adiada porque o sistema do Ministério da Saúde que divulga os dados da Covid-19 apresentou falhas.

Mesmo sem a confirmação de que a região de Campinas vai continuar na fase verde do Plano SP, Jonas Donizette afirma que não vai restringir o funcionamento do comércio na cidade e anunciou que deve enviar uma manifestação à Justiça para que os municípios tenham mais autonomia.

“Dia 09 de dezembro, pela Frente Nacional dos Prefeitos, eu vou fazer um encontro virtual de todos os prefeitos eleitos e reeleitos, e nós vamos fazer uma manifestação junto à Justiça para que exista uma autonomia maior da Vigilância Sanitária municipal e dos prefeitos em decorrência da lida com a pandemia”

Durante a live, o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, alertou que a população de Campinas deve evitar aglomerações, principalmente nas comemorações de final de ano, e afirmou que Campinas está em uma situação estável no combate à Covid-19.

“Campinas é uma cidade privilegiada. Por exemplo, nós temos 800 respiradores, hoje nós temos 180 que estão sendo usados. Nós fizemos alguns ajustes de leitos, por conta desses rumores paramos de fazer esses ajustes, nós vamos ampliar leitos na rede privada se for necessário e nós podemos – dentro dos nossos dois hospitais – fazer as alterações que eventualmente forem necessárias”.

Nas últimas 24 horas mais cinco pessoas morreram por Covid-19 em Campinas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 56% e a cidade conta com 77 leitos de UTI disponíveis nas redes pública e particular.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!