Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Giovanna Giuga

Jovens de Etecs criam projetos para melhorar a segurança pessoal

Jovens de Campinas criaram uma pulseira em formato de smart watch que envia um pedido de ajuda em caso de risco. Levando o nome de ‘Um minuto a mais’, o equipamento foi desenvolvido pelos alunos do curso técnico de Eletrônica integrado ao Médio, Ana Caroline Damasceno, Gabriela Iha e Guilherme Hideaki, sob orientação dos professores Marcelus Guirardello e Regina Kawakami.

Apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no fim do ano passado, o projeto ficou em terceiro lugar na categoria Saúde e Segurança da terceira edição da Feira Tecnológica Regional das Etecs e Fatecs (Fetec).

Ao invés de utilizar a transmissão 3G ou wi-fi, a mensagem é emitida via tecnologia LoRa, que funciona por meio de radiofreqüência, e o equipamento tem os dados cadastrais da pessoa que deve ser avisada em caso de perigo.

Projetada inicialmente para ser um acessório de prevenção à violência contra a mulher, a pulseira pode ter outras aplicações como, por exemplo, servir de proteção para pessoas idosas. Segundo o professor Marcelus Guirardello, o projeto deve continuar com outras turmas.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Musical Católico