Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Stefani Pereira

Legislatura dos próximos quatro anos contará com o dobro de vereadores autodeclarados pretos em Campinas

Nas eleições deste ano, além do aumento do número de mulheres eleitas – o mais alto registrado na história-, o número de parlamentares eleitos negros e pardos também aumentou na cidade, o número de vereadores negros dobrou, mas representação ainda é de 12%.

Atualmente há dois vereadores negros na Casa de Leis, sendo eles Carlão do PT e Cidão Santos (PSL). Já, para o próximo ano, serão quatro na bancada, entre eles duas mulheres. Os eleitos e eleitas declarados negros são Paolla Miguel (PT), Guida Calixto (PT), Major Jaime (PP) e Cecílio (PT).

Entre os declarados pardos, o número também é maior. Na legislatura atual, três vereadores se consideram pardos: Fernando Mendes (Republicanos), Permínio Monteiro (PSB) e Pastor Elias Azevedo (PSB). Já, na próxima legislatura serão quatro, Permínio e Fernando Mendes, que se reelegeram, além de Higor Campo Grande (Republicanos) e Carlinhos Camelô (PSB).

Em toda a história da Câmara de Campinas, as 15 mulheres que já foram eleitas na cidade em 72 anos, houve apenas uma negra, sendo ela Maria José da Silva Cunha, que atuou na legislatura de 2001 a 2004

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Panorama Regional