Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Médico do Devisa dá dicas de como prevenir a entrada de escorpiões em casa

É possível dificultar a entrada de escorpiões em casa a partir de algumas medidas de proteção. Essas ações são chamadas de medidas de controle e devem ser tomadas por iniciativa dos próprios moradores. O médico veterinário do Devisa, Ricardo Conde, conta que é comum escorpiões entrarem pelos ralos, e por isso, é possível tampá-los com telas metálicas ou placas de borracha.

Escorpiões costumam viver em galerias de esgoto ou água pluvial, ou em locais com entulho, lixo, e materiais de construção, como telhas e areia. Na hora de realizar a limpeza desses locais é recomendado que os objetos sejam retirados e colocados em lugares que não proporcionem novos abrigos. Matos e áreas verdes precisam ter a grama sempre cortada em nível baixo.

Limpar a casa com produtos químicos fortes, como removedor e querosene ou passar veneno nos possíveis locais de entrada do animal, não vai impedir que ele de fato entre nas residências e estabelecimentos. Na verdade, Ricardo Conde diz que esses produtos têm efeito limitado, e explica que os efeitos podem ser piores, justamente por não atingirem os locais em que o escorpião fica.

Em caso de picadas, a orientação é para lavar o local com água e sabão e levar a pessoa ferida o mais breve possível para uma unidade de saúde. Não é recomendado dar bebidas alcoólicas ou medicamentos, como analgésicos e antiinflamatórios, para as vítimas desse tipo de ataque.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!