Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Menos de 20,5% dos casos de coronavírus no Brasil estão em São Paulo

A equipe do Governo de São Paulo divulgou no começo da tarde desta terça-feira (9) que o número de casos do novo coronavírus no Estado representa, atualmente, menos de 20,5% do total de ocorrências de todo o Brasil. As informações foram mostradas em uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista.

De acordo com o Centro de Contingência do novo coronavírus em São Paulo, foram confirmados no Estado 150.138 casos e 9.522 óbitos causados pela Covid-19, com 334 mortes registradas nas últimas 24h. É um novo recorde desde o começo da pandemia, superando os 327 óbitos confirmados no dia 2 de junho.

Ao mesmo tempo, a equipe do Governo de São Paulo comemorou o aumento da capacidade de testagem contra a doença. E apesar do número de casos e do número de mortes continuarem crescendo no Estado, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, avalia que o Poder Público faz um bom trabalho no combate ao novo coronavírus. “É fundamental dizer que, mesmo com o aumento da testagem e com esse processo de retomada, São Paulo segue diminuindo a sua participação no número de casos em comparação com o Brasil. Nós éramos 68% no início da pandemia. E agora atingimos um número inferior a 20,5% dos casos do País. Portanto, o sucesso da política de isolamento social de São Paulo e o impacto que deu isso, salvando vidas”, enumerou. 

Outro assunto abordado na coletiva de imprensa foi a reclassificação das regiões do Estado no Plano São Paulo, dividido em fases, da retomada das atividades não essenciais. São cinco etapas, ou cinco cores, indo da vermelha, que é onde não há nenhuma flexibilização além dos serviços essenciais, à azul, que é chamada de etapa do ‘normal controlado’. Na quarta-feira (10) vai ser divulgado quais regiões vão avançar de fase, quais vão retroceder e quais vão permanecer por mais 15 dias na etapa em que estão atualmente.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Patrícia Ellen, nenhum cenário está descartado pelo Governo de São Paulo. “Há chances de cidades melhorarem e há chances de cidades piorarem. Os dados fecham hoje, terça-feira, no final do dia. E teremos a resposta. A pedidos de vocês (jornalistas) nós estamos publicando com total transparência todos os indicadores que estão sendo utilizados. E a gente fez um esforço hercúleo pra regionalização pra facilitar o acesso dessas informações”, explicou.

É possível acompanhar as informações do combate ao novo coronavírus em São Paulo no site saopaulo.sp.gov.br

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Brasil Esporte Clube