Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Moradores de Monte Mor reclamam de falta de atenção após as piores chuvas em 17 anos

Moradores das áreas mais atingidas pelas chuvas que causaram estragos no começo desta semana em Monte Mor reclamaram da falta de atenção nos primeiros dias após os vários alagamentos que afetaram, principalmente, que vive nos bairros Jardim Capuavinha, no Jardim Progresso e na região central da cidade.

Segundo a Defesa Civil de Monte Mor, o nível das águas do Rio Capivari ultrapassou os dois metros de altura. Isso foi suficiente pra invadir casas, quebrar asfaltos e causar vários outros tipos de estragos. A Defesa Civil registrou em um período de 24 horas 101 milímetros de chuvas em Monte Mor. Isso significa que num período de um dia mais de 100 litros de chuva caiu por metro quadrado na cidade.

A reportagem da Rádio Brasil Campinas esteve na manhã da última quarta-feira (15) em Monte Mor e conversou com moradores dos bairros atingidos pelas chuvas.

A vendedora Katrine Eveley Pereira da Cruz, moradora do Jardim Progresso, perdeu quase tudo o que tinha em casa. Ela contou que foi acordada na última segunda-feira (13) com a forte chuva e com a água entrando dentro do imóvel.

Katrine contou com a ajuda da tia, a empregada doméstica Elisete Soares, que mora em uma parte alta do Jardim Progresso. Pra ela, o problema dos alagamentos tornou-se comum nos últimos dois anos. Além da sobrinha, outros parentes também sofreram com as chuvas e foram abrigados por Elisete.

A dona de casa Maria José de Oliveira Matosinho mora no Jardim Capuavinha há 20 anos. A enchente desta semana não trouxe tantos prejuízos pra ela. Maria José ajudou na limpeza dos vizinhos e também das ruas do bairro.

A Prefeitura de Monte Mor mandou uma nota após o fechamento da reportagem, onde afirmou que o prefeito Thiago Assis esteve presente nos principais bairros afetados pela chuva, acompanhado de alguns secretários municipais.

Ainda segundo a Prefeitura, a equipe da Defesa Civil esteve presente e ajudou na limpeza de diversas residências, tanto fornecendo água através de caminhão pipa como disponibilizando funcionários que ajudaram na limpeza em si.

Sobre a origem dos alagamentos, a Prefeitura de Monte Mor informou que eles foram causados pela grande quantidade de chuva que caiu na cidade e também pelo acumulado que veio de outros municípios, como Campinas. Os moradores de toda a cidade foram notificados e alertados através de comunicados pelas redes sociais oficiais da Prefeitura e, moradores de regiões reincidentes foram alertados pessoalmente pela equipe da Defesa Civil.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Santa Missa