Por Guilherme Maldaner
Morre aos 74 anos José Luiz Carbone, ex-volante da Seleção e técnico de Ponte Preta e Guarani
José Luiz Carbone, ex-volante da Seleção Brasileira e técnico da Ponte Preta, Guarani e outros clubes do Brasil, morreu aos 74 anos neste domingo (27), em Campinas. Ele estava internado no Hospital Mário Gatti e foi vítima de um câncer hepático, descoberto no início de dezembro. O falecimento ocorreu por volta das sete horas da noite.
Carbone deixa a esposa Marlene, cinco filhos do primeiro casamento e duas do segundo, além de cinco netos. O velório e o sepultamento ocorreram na manhã desta segunda (28), no Cemitério Parque das Acácias, em Campinas.
Na carreira de jogador, Carbone foi revelado pelas categorias de base do São Paulo e passou por Ponte Preta, Internacional, Botafogo, Grêmio, entre outros clubes, além de ter chegado a Seleção Brasileira.
No Internacional de Porto Alegre, Carbone foi considerado um dos mentores de Paulo Roberto Falcão. O também ex-jogador lamentou a morte do antigo companheiro.
Segundo Falcão, Carbone também ajudou nos ensinamentos de algumas jogadas ao ex-jogador.
Já como treinador, Carbone dirigiu mais de 30 times. Dentre eles, foi técnico da Ponte Preta, do Guarani e Fluminense, conquistando o título do campeonato carioca de 1983.
Além disso, José Luiz Carbone também atuou nos últimos anos como comentarista esportivo da Rádio Brasil Campinas.