Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Elias Aredes

Nível dos reservatórios nas Usinas Hidrelétricas está em patamar mais baixo que no apagão do ano 2000

O apagão do setor elétrico brasileiro está cada vez mais próximo.  De acordo com dados atualizados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o nível dos reservatórios das regiões  Sudeste e Centro-Oeste  está no menor patamar desde a crise de 2001,época do maior racionamento da história do Brasil.

Como comparação, basta dizer que no ano 2000, as represas estavam com 20,8% do armazenamento. No ano seguinte, com o programa de redução de consumo de energia, o percentual ficou em 21,76%.

Em 2021, apesar da quantidade de usinas Termelétricas em atividade, o nível médio dos reservatórios nas usinas era de 18,23%.

Em algumas usinas hidrelétricas, a operação e gestão de energia está abaixo de 12%. Este padrão é verificado nas usinas de Água Vermelha, Marimbondo, Nova Ponte, Emborcação e Itumbiara e que representam um terço do volume de armazenamento do sistema existente nas regiões Sudestee Centro-Oeste. Esta região é responsável por 70% do volume de todo País.

Para o especialista em Hidrologia e professor na Unicamp, Antonio Carlos Zuffo, o quadro requer atenção. Ele diz que, se ocorrer uma queda de 10% no volume de chuvas a tendência é que o volume dos reservatórios registre uma queda na vazão que pode variar de 20% a 40%. Segundo ele, mesmo nestes casos mais graves, algumas soluções que poderiam ter sido adotadas.

Para o professor da Unicamp, o sistema elétrico vive no fio da navalha.

Na visão do ex-presidente da Agência Nacional de Água, Vicente Andreu Guillo, a situação vivida no setor elétrico brasileiro é apenas reflexo das decisões erradas tomadas pelo Governo Federal na administração do setor elétrico.

Para incentivar a diminuir o consumo de energia elétrica, A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) criou uma nova bandeira para a conta de luz e batizada de bandeira de escassez hídrica. A taxa tem o valor de R$ 14,20 por 100 kWh e ficará em vigor até o dia 30 de abril de 2022.

Reportagem Elias Aredes com foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Estação Brasil