A Secretaria Municipal de Transportes realizará no próximo sábado, 3, a décima edição da Conferência Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU). Na oportunidade, o evento vai abrir espaço para a eleição de representantes populares do CMMU. Anteriormente, a instituição tinha o nome de Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).
O mandato do CMMU é de três anos, sendo permitida a recondução, e não há remuneração. O próximo mandato durará de agosto de 2024 a maio de 2027. A composição é tripartite, com dez conselheiros e suplentes em cada um de três grupos. São eleitos representantes da população; de secretarias e órgãos públicos municipais; e de serviços de transporte, sindicatos, comércio, indústria, entidades estudantis e instituições de ensino.
Os representantes da população, de transportadores e outros setores devem se candidatar e concorrer às eleições na Conferência Municipal de Mobilidade Urbana. Já os da Administração Municipal são indicados pelo Gabinete do Prefeito.
Débora Damasco, gerente de Desenvolvimento Institucional da Emdec, considera que a conferência é um momento único para instigar e incentivar a participação popular.
Para participar do processo eleitoral, é preciso residir em Campinas e ter idade mínima de 18 anos. A exceção é para o segmento da população jovem, que contempla pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Já para o segmento de pessoas idosas, é necessário ter idade igual ou superior a 60 anos.
Quem deseja concorrer à posição de conselheiro já pode antecipar a sua candidatura, em formulário disponível no site www.emdec.com.br/cmmu. Também será possível realizar a inscrição no dia. O evento será das 8h30 da manhã às 5h00 da tarde na Rua Dr. Salles Oliveira, 1661, na Vila Industrial.
Reportagem: Elias Aredes | Fotografia: Reprodução / Emdec
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista