Chegou ao fim a campanha conhecida como “Abril Verde”, período que busca conscientizar empregados e empregadores sobre os acidentes no ambiente de trabalho.
Um levantamento conduzido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), autor da iniciativa, aponta que entre 2012 e 2022, o país registrou ao menos seis milhões de ocorrências, que resultaram em pelo menos dois milhões de afastamentos.
Um dos diagnósticos mais comuns é o da hérnia de disco, condição em que o deslocamento da cartilagem na coluna vertebral provoca grande dor nos pacientes, que pode ser incapacitante.
Somente no ano passado, foram 51.400 casos assim diagnosticados em todo o país.
O fisioterapeuta Ulisses Gama explica quais são os principais fatores que expõem um trabalhador a essa condição de risco.
Gama também explica que a principal contribuição que uma empresa pode dar nesses casos é o estímulo à prática da atividade física.
Aqui na região, um boletim divulgado pelo Cerest Campinas (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), mostra que ao menos 2.923 casos de acidentes de trabalho foram detectados entre os dias 1º de janeiro e 18 de abril, nas oito cidades que compõem a região de abrangência do centro.
Fotografia: Sandro Araújo / SES-DF
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista