Nesse cenário, a alimentação desempenha papel fundamental na prevenção de doenças sazonais e na manutenção da saúde.
De acordo com a nutricionista Vanessa de Santis, no inverno, é essencial reforçar a imunidade por meio da alimentação. Manter níveis adequados de vitamina D, consumir alimentos ricos em vitamina C, zinco e selênio no cardápio são medidas simples que fazem grande diferença. Além disso, o mel com limão e própolis verde não alcoólico é um aliado natural para a proteção contra doenças respiratórias.
“Nesta época, cuidar da saúde intestinal é igualmente essencial, já que o intestino exerce papel direto no controle da imunidade. Por isso, é importante atingir a recomendação diária de fibras (25 a 30g) e incluir probióticos na rotina alimentar. Entre as principais fontes dos probióticos estão o iogurte, kefir e kombucha, além da possibilidade de suplementação sempre com orientação de um nutricionista”, destaca Vanessa.
Já para manter o equilíbrio nutricional durante os meses frios, a especialista também recomenda apostar em sopas e caldos nutritivos com legumes e proteínas magras, incluir chás quentes com mel, gengibre, cúrcuma e canela, que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória.