Ao vivo

notícias

23 de setembro de 2024

Alunos da PUC-Campinas realizam mais uma edição do PUCMUN

Contexto histórico adotado para a resolução de conflitos foi a Guerra do Vietnã, de 1969

ouça a notícia

A PUC-Campinas sediou na última semana a 8ª edição do “PUCMUN”, um evento realizado pelo curso de Relações Internacionais.

O evento tem como base a simulação das organizações internacionais para discutir assuntos que dizem respeito aos problemas enfrentados em todo o planeta. 

Na edição deste ano, os alunos imergiram em um cenário histórico, de 1969, com a montagem de um gabinete de crise para a tentativa de resolução para a Guerra do Vietnã, ocorrida entre os anos de 1955 e 1975.

Delaide Passos, professora do curso de Relações Internacionais, afirma que durante a realização do eventos, diversas competências e habilidades enquanto representantes de diplomacias reais, são exploradas pelos alunos.

Todos os estudantes do primeiro ao quarto ano de Relações Internacionais foram divididos em 14 países, cada um deles com três representantes, sendo eles um general, um chefe de estado e um primeiro ministro. 

Para a estudante do oitavo semestre do curso, Dara Maria Marques, apesar de não ser a primeira simulação que participa como diplomata, a edição deste ano traz para ela novos desafios e diferentes dinâmicas para se chegar em um acordo comum.

A PUCMUN deste ano abriu as portas para estudantes de outras universidades de todo o Brasil participarem da simulação. 

Luan Galvão é um desses participantes. Estudante do curso de Relações Internacionais na UNIP, ele conta a importância de fazer parte de um evento como esse e de aproveitar as oportunidades que a universidade oferece.

Durante os dois dias de debates, foram abordadas questões relacionadas à política externa, decisões estratégicas para o interesse do país e também, protocolos a serem adotados diante do cenário encontrado.

 

 

Fotografia: Laura Saroa


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria