A Câmara Municipal de Campinas realizou na sexta-feira, 21, uma audiência pública sobre doenças negligenciadas. O evento contou com participação de autoridades como a deputada estadual Ana Perugini (PT), a assistente social da Universidade de Campinas, Ana Maria de Arruda Camargo, o presidente da Accamp (Associação dos Portadores da Doença de Chagas de Campinas), Osvalado Rodrigues da Silva. O debate foi organizado pelo vereador Cecílio Santos (PT).
Conversamos com o representante da Organização Mundial de Saúde, Pedro Albajar. Ele colocou foco sobre a doença de Chagas, que ainda acomete mais 1,2 milhão de brasileiros têm a doença, sendo que 70% desconhecem. No mundo, o número de pacientes pode chegar a 6 milhões. O médico fala sobre o atual quadro da doença no Brasil.
Mas ele cita as boas notícias para o combate a doença.
Segundo ele, é preciso desmistificar o fato de que apenas pessoas que estão na zona rural estão sujeitos à Doença de Chagas.
Segundo Organização Mundial de Saúde, 1,6 bilhão de pessoas sofrem com doenças negligenciadas em todo mundo, sendo que 500 milhões são crianças. No Brasil, estima-se que 16 milhões de pessoas sejam atingidas pela doença de Chagas, dengue, chikungunya, hanseníase, raiva e esquistossomose. Juntas, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elas causam entre 500 mil e um milhão de mortes todos os anos.
Fotografia: Olival Santos / Sec. Saúde – Alagoas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista