Dados divulgados pela Abrasel, a Associação de Bares e Restaurantes, mostram que devido à onda de calor dos últimos dias no Brasil, aumentou em até 15% o faturamento desses estabelecimentos.
Um dos motivos que explicam essa alta é a busca de bebidas geladas como uma das formas de se refrescar. Entre as bebidas mais procuradas, estão as cervejas, drinks e sucos.
A procura por elas, durante o verão, pode gerar um crescimento de 40% no faturamento dos bares e restaurantes.
Mateus Mason, presidente da Abrasel Regional Campinas, explica que o setor de bares é destaque nesse balanço e tem uma distribuição de público durante toda a semana que ajuda a compensar os dias de menor movimento.
Além disso, essa época do ano também favorece os comerciantes para a maior movimentação devido às confraternizações de fim de ano.
Segundo Matheus Mason, as expectativas para esse tipo de evento já são esperadas pelos bares e restaurantes e este ano pode vir mais cedo, com as últimas ondas de calor vividas.
A alta de público nesse setor é vista como um alívio para quem trabalha nesse setor, que tem enfrentado dificuldades no faturamento.
Na última pesquisa da Abrasel, divulgada em outubro, os dados mostram que 24% de bares e restaurantes operam em prejuízo e apenas 35% possuem lucro.
Entre os fatores observados estão a queda nas vendas e dívidas acumuladas.
Fotografia: Tânio Rêgo / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária