Por iniciativa dos vereadores Cecílio Santos (PT), Guida Calixto (PT), Gustavo Petta (PCdoB), Jair da Farmácia (Solidariedade), Major Jaime (PP), Paolla Miguel (PT), Paulo Bufalo (PSOL) e Permínio Monteiro (PSB), a Câmara Municipal entregou nesta segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, o Diploma “Zumbi dos Palmares” para a personalidades que se destacam na defesa e na integração social dos membros da comunidade negra de Campinas, bem como na difusão da cultura afrobrasileira.
Ao todo, foram 12 homenageados na cerimônia que durou mais três horas e foi transmitida pela TV Câmara. Durante a Sessão Solene, foi apresentado um projeto de extensão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que faz um mapeamento histórico de todos os agraciados com o diploma Zumbi dos Palmares.
A vereadora Guida Calixto (PT), ressalta o protagonismo que o diploma Zumbi dos Palmares tem para a ampliação dos espaços da comunidade negra.
Autor do projeto de lei que deu origem ao Feriado da Consciência Negra em Campinas, a partir de 2001, o ex-vereador e ex-deputado estadual Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho, considera que o prêmio cumpriu com todos os objetivos traçados desde sua criação.
Mas ele considera que existem muitas homenagens que podem ser realizadas para pessoas que auxiliam na luta contra o racismo.
O dia 20 de novembro é a data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou contra o sistema escravista. Zumbi foi morto em 1695 e o Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre o valor e a contribuição do povo preto para a nação brasileira.
Fotografia: Fernando Frazão / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista