Uma vida de estudos e dedicação por uma cidade. Da militância nos movimentos sociais por urbanização de favelas e preservação do patrimônio histórico à cadeira de prefeito municipal, Antônio da Costa Santos (1952-2001), o Toninho, é um dos principais personagens da história de Campinas.
Para celebrar os 250 anos da cidade, a Rádio Brasil Campinas apresentou neste domingo, 14, a série de reportagens “Antônio: Um Campineiro”, dentro do programa “Espaço Cidadão”.
O especial em quatro episódios resgata as visões e ideias de Toninho pelo relato de amigos e colegas de trabalho. Uma trajetória que nasce no contato com as comunidades eclesiais de base, passa pelas lutas na Assembleia do Povo e a Sociedade Febre Amarela e termina seus mandatos como vice-prefeito e prefeito de Campinas.
Quase 23 anos depois de seu assassinato, em 10 de setembro de 2001, Antônio da Costa Santos tem um legado que permanece vivo e extremamente necessário para a discussão e o planejamento de uma Campinas mais justa, solidária e ambientalmente equilibrada para as próximas gerações.
Navegue e escute cada um dos episódios abaixo:
Episódio 1 • O dom no lápis e no compasso
Episódio 2 • Uma vida pela justiça social
Episódio 3 • A caneta do prefeito
Episódio 4 • A chegada da Primavera
Jornalista
Jornalista