A Prefeitura de Campinas anunciou nesta semana uma pacote de obras para viabilizar melhorias na mobilidade urbana do municipio. As obras serão viabilizadas por verbas oriundas do Plano de Aceleração do Crescimento, de responsabilidade do Governo Federal.
A prioridade será destinada ao BRT Centro e totalizam R$ 54,7 milhões. A meta é a implantação de um novo corredor exclusivo de ônibus BRT na área central da cidade. Está prevista a implantação de piso rígido (concreto) em todos os 4,1 km de extensão do corredor.
O Ministério das Cidades aprovou a etapa inicial para elaboração de projetos básico e executivo para a construção dos terminais de ônibus Campo Belo e Amarais. Para estes empreendimentos, os recursos destinados serão de R$ 2,5 milhões.
Diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito, considera que as obras em Amarais e no Campo Belo são essenciais para melhoria da mobilidade urbana nestas regiões.
No BRT Centro serão construídas quatro estações com piso alto para a parada das linhas BRT. As estações ficarão na avenida Moraes Sales, avenida Anchieta, uma na altura da Prefeitura e outra na altura da rua Dona Libânia, e a quarta estação, na avenida Orosimbo Maia. A previsão é que obra tenha duração de 36 meses.
Para o diretor da Emdec, a obra na região central deixará o BRT completo na concepção formulada desde o início.
Com as duas frentes de obras, a meta é atender no total 67 mil passageiros por dia.
Fotografia: Carlos Bassan / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista