Campinas alcançou Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 72,9 bilhões em 2021. O resultado deixou o município na 12ª posição do ranking nacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira, 15.
O PIB é uma medida do valor dos bens e serviços que determinada área produz num período de tempo. O índice inclui setores como agropecuária, indústria e serviços. A medição detecta qual o nível de riqueza e se existe produção, consumo, novos recursos e vendas. A participação de Campinas representa 0,81% do total.
Em 2020, a metrópole ocupava a 10ª posição. Mas o IBGE destaca que a tendência de desconcentração da economia no país tem se repetido, e que a metrópole deixou o 10º lugar somente em virtude do desempenho excepcional de Maricá (RJ), que passou da 26ª para a 8ª colocação entre 2020 e 2021 por conta do trabalho de extração de petróleo e gás.
Mas o prefeito Dário Saadi (Republicanos) chama atenção para ações adotadas pelo seu governo e que ajudaram na obtenção dos resultados verificados pelo IBGE.
O prefeito disse que foi feito um esforço para diminuir a carga tributária sobre empresários e pessoas físicas.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Campinas, o cronograma obras produz uma movimentação de R$ 1 bilhão.
Fotografia: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista