Ao vivo

notícias

14 de dezembro de 2023

Campinas lança atendimento do 156 via WhatsApp

Onze serviços já funcionam na fase inicial do programa; Prefeitura acredita em desburocratização no atendimento

ouça a notícia

Chatbot. O termo em inglês que significa robô de conversação é o nome da tecnologia que a Prefeitura de Campinas vai utilizar no novo WhatsApp do Sistema 156.

A plataforma foi apresentada à imprensa na última quarta-feira, dia 13 de dezembro, e já oferece para a população ao menos 11 serviços, que antes só podiam ser consultados por meio do atendimento telefônico.

O robô foi desenvolvido em uma parceria entre a Prefeitura, a IMA (Informática de Municípios Associados), e a empresa RocketChat.

Agora, o serviço vai oferecer o mesmo espaço de solicitações, reclamações e consulta de dúvidas, mas que tem a vantagem de funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Nos casos em que a demanda não puder ser resolvida pelas funções pré-configuradas do robô, um atendente humano do 156 vai assumir o contato com o cidadão, no horário comercial, das 8h00 da manhã às 6h00 da tarde.

A expectativa da Prefeitura é de que aproximadamente 40%, das cerca de 30 mil ligações recebidas mensalmente pelo telefone 156, migrem para o atendimento eletrônico. No entanto, os dois serviços vão ser mantidos simultaneamente.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), afirma que os servidores que já atuam no atendimento telefônico, não devem perder espaço para a nova tecnologia.

O presidente da IMA, Elias Tavares, destaca que a nova plataforma deve equilibrar o índice de resolução de demandas que chegam diariamente ao telefone 156.

Segundo a Prefeitura de Campinas, o investimento total foi de cerca de R$ 83 mil. O contrato da parceria com a IMA e a empresa Rocket Chat, prevê um orçamento de até R$ 427 mil.

Nesta primeira fase, o atendimento oferece informações focadas nas pastas municipais do Urbanismo, Serviços Públicos, Saúde e Assistência Social.

Para utilizar o serviço, basta adicionar o contato do WhatsApp, pelo telefone (19) 2116-0156 e iniciar a conversa com o chatbot.

Assim como o atendimento telefônico, o serviço pelo WhatsApp é gratuito.

 

Fotografia: Kevin Kamada


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria