Nesta segunda-feira (29), no Programa Manhã Brasil, o médico oncologista Dr. Paulo Pizão compartilhou informações a respeito dos cânceres de cabeça e pescoço, em homenagem à campanha de conscientização Julho Verde.
Esses tipos de câncer têm se tornado cada vez mais comuns, se tornando uma questão de urgência na área da saúde pública. “De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a expectativa para o ano de 2024 e 2025 é um acréscimo de cerca de 40mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço”, pontuou o especialista.
O Dr. Paulo Pizão apresentou os principais fatores de risco desses tipos de câncer e compartilhou alternativas de prevenção, que se iniciam principalmente no estilo de vida, como em hábitos cotidianos.
“Atenção a feridas na pele ou na boca que não cicatrizam após 15 dias, rouquidão, nódulos no rosto ou boca, dor ou dificuldade para engolir, sangramento no nariz e ínguas no pescoço. A atenção precoce a esses sinais e sintomas é crucial para um diagnóstico rápido”, alertou.
Segundo o oncologista, o diagnóstico precoce é um fator chave na luta contra o câncer de cabeça e pescoço e ele destaca também a importância da boa e verdadeira informação.