Ao vivo

notícias

3 de abril de 2024

CAPS do Jardim Itália tem atendimento 24 horas para população

Ampliação conta com equipe multidiciplinar disponíveis para assistir pacientes em crise

ouça a notícia

Desde a última segunda-feira, 1, o CAPS, Centro de Atenção Psicossocial Sudoeste, no Jardim Itália, em Campinas, realiza atendimentos 24 horas.

A estrutura agora passa a atender pacientes do SUS Municipal com problemas associados ao uso de álcool e drogas, além das demandas por atendimento para a saúde mental.

A coordenadora do CAPS, Roberta Silveira dos Reis, aprovou a ampliação do horário de atendimento, já que a população assistida é composta, em sua maioria, por pessoas em situação de rua. Ela destaca que a medida adere à integralidade, um dos pilares do SUS.

Entre os serviços oferecidos no CAPS estão as oficinas terapêuticas, atendimento individual de acordo com a avaliação de uma equipe multidisciplinar, além de atendimentos em grupo.

O secretário de Saúde, Lair Zambon, também viu a extensão do horário como uma medida positiva para a população. Ele relembra que as questões envolvendo a saúde mental ficaram mais evidentes durante a pandemia e as consequências dela ainda são vistas.

Neste ano, o número de pacientes ativos chegou a 510. Em toda a metrópole, há 14 centros de assistência social, todos voltados para atendimentos relacionados ao uso de drogas, álcool e para a saúde mental.

Fotografia: Marcello Casal Jr / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria