Nesta terça-feira (01), no Programa Manhã Brasil, o cardiologista Dr. Silvio Gioppato, do HC da Unicamp, alertou sobre as doenças do coração e quais cuidados devem ser tomados como métodos de prevenção.
No dia 29 de setembro foi celebrado o Dia Mundial do Coração, e segundo o Cardiômetro (indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no país, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia) foram contabilizadas mais de 1.100 mortes por dia por essa causa.
O Dr. Silvio Gioppato destacou que as doenças do coração estão no topo do ranking e isso não pode ser tratado como algo corriqueiro.
O cardiologista alertou sobre os cuidados que devem ser tomados e indicou quais são os sinais de infarto que devem ser notados com atenção, como: dor no peito, em aperto ou queimação, predominando do lado esquerdo e irradiando para o ombro ou braço esquerdo. Habitualmente acompanhada de náuseas, vômitos e suor frio que predomina na parte superior do corpo.
“Nos idosos, mulheres e diabéticos os sintomas podem estar “ausentes” ou se apresentar de forma atípica como mal-estar súbito, indisposição ou dor na boca do estômago que irradia para o pescoço e mandíbula. Porém, os mesmos sinais de alerta, náuseas, vômitos e suor frio, invariavelmente estarão presentes”, pontuou o Dr. Gioppato.
Estagiária
Estagiária