Ao vivo

notícias

24 de novembro de 2023

Centro de Pesquisas Clínicas realiza estudos para potenciais medicamentos

Atualmente, cerca de 60 estão em andamento nas diferentes áreas da saúde, como cardiologia e psiquiatria

ouça a notícia

O Hospital PUC-Campinas vai completar no ano que vem 45 anos. 

O local foi criado inicialmente para ser um Hospital-Escola onde os alunos da faculdade de medicina pudessem desenvolver atividades práticas.

Os primeiros atendimentos foram feitos em 1978 e posteriormente, o hospital fez suas primeiras cirurgias, consolidando sua marca e sucesso.

Para acompanhar as mudanças científicas em todo o mundo, o Hospital PUC-Campinas investiu em braços de inovação para se tornar um dos principais centros de pesquisas do país.

Em 2018, o Centro de Pesquisas Clínicas foi inaugurado no campus dois da universidade, onde se localizam os cursos da área de saúde. 

A gerente do Centro de Pesquisas Clínicas “São Lucas”, Mileide Morais Pena, explica que a partir de uma nova molécula encontrada, os estudos se iniciam para a busca de potenciais medicamentos de uso clínico.

De acordo com Mileide, o Centro está com cerca de 60 estudos em andamento nas diferentes áreas da saúde, como cardiologia, endocrinologia, dermatologia e psiquiatria.

Porém, ela afirma que ainda está aberto o recrutamento de voluntários que estejam dentro dos critérios pré-estabelecidos para participarem de novas pesquisas.

O processo de recrutamento e seleção dos voluntários participantes é feito de diversas formas. 

Segundo a gerente do CPC, o paciente pode vir por meio de indicação médica ou pelas divulgações em redes sociais.

Mileide Pena explica ainda que o tempo total para que uma pesquisa seja finalizada com todos os resultados pode variar de meses até anos.

Durante o andamento das pesquisas, os pacientes são acompanhados periodicamente para verificar o andamento do estudo e realizar exames de controle e todo custo gerado é custeado pelo próprio hospital.

Atualmente, o Hospital PUC-Campinas é mantido pela Sociedade Campineira de Educação e Instrução e atende nas áreas de saúde suplementar e também pelo Sistema Único de Saúde.

 

Fotografia: Reprodução


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria