Ao vivo

notícias

6 de outubro de 2023

Chuva causa estragos na RMC e Defesa Civil alerta para os perigos

Vinhedo foi a cidade mais atingida com registro de diversas quedas de árvores

ouça a notícia

Os temporais desta semana causaram muitos estragos em toda a Região Metropolitana de Campinas.

Uma das cidades mais atingidas foi Vinhedo, especialmente com a chuva registrada na última quarta-feira, 4, quando as precipitações com rajadas de até 100 km/h causaram diversas quedas de árvores e danos à rede elétrica.

De acordo com informações da Prefeitura, a cidade registrou a queda de 22 árvores e o descarrilamento de um trem de carga, da empresa Rumo.

As regiões mais afetadas foram os bairros Canjaranas, Caixa d’água, Canudos, Vista Alegre, Torres, Vila João 23, Nova Vinhedo e Três Irmãos.

Na última quinta-feira, 5, um laudo emitido pela Defesa Civil e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano determinou que o Centro Educacional Infantil Narizinho, que sofreu com um destelhamento, deve permanecer fechado por tempo indeterminado.

Já na Escola Infantil Abrahão Aun, que teve danos registrados em uma parte da escola, deve retomar as atividades a partir do dia 16, apenas nos locais que não sofreram com danos das chuvas.

Segundo a Prefeitura de Vinhedo, a Secretaria de Educação já negocia a transferência dos alunos da Creche Narizinho para outro local. O mesmo deve ser feito entre os alunos da Escola Abrahão Aun.

A comunicação aos alunos e responsáveis está sendo feita por meio das redes sociais.

Toda a Região Metropolitana de Campinas está sob alerta de risco meteorológico para a ocorrência de novos temporais, e válido até o próximo final de semana.

Campinas, que também registrou quedas de árvores com as chuvas desta semana é uma das cidades afetadas.

O coordenador da Defesa Civil, Sidinei Furtado, reforça a importância dos cuidados para não ser vítima de acidentes durante os temporais.

Além dos serviços telefônicos 190 e 193, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o cidadão de qualquer cidade pode acionar a Defesa Civil também gratuitamente, pelo telefone 199, em caso de emergência.

Outra recomendação é o cadastro do alerta de chuvas pelo SMS. Para isso, basta enviar o número do seu CEP para o número 40-199.

 

Fotografia: Carlos Bassan / PMC


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria