Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 27, a Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) apresentou para a Imprensa, uma nova edição de sua pesquisa on-line de Sondagem Industrial.
Dessa vez, os dirigentes afirmaram que os industriais que atuam na Região Metropolitana de Campinas estão com uma postura mais otimista em relação ao desempenho da economia para o segundo semestre deste ano.
O motivo para o clima positivo está diretamente ligado a aprovação do arcabouço fiscal e a realização da reforma tributária.
A mudança de humor já é detectado nas respostas. Para 14% das associadas, o desempenho da economia vai ‘melhorar’ no segundo semestre; para 36% delas vai ‘piorar’. Para outros 36% deve ‘permanecer como está’ e 14% ‘não tem uma avaliação.
O segundo vice-diretor do Ciesp Campinas, Stefan Rohr, considera que o cenário é de estabilidade e com tendência de melhoria em médio e longo prazo.
Em relação a diminuição dos índices de desemprego, o dirigente do Ciesp Campinas considera que as empresas associadas aguardam uma postura do Governo Federal que alavanque o desenvolvimento da indústria paulista e brasileira.
O dirigente do Ciesp Campinas explicou também que as empresas associadas à entidade não compreendem a demora do banco central em baixar as taxas de juros, que continuam em 13,75% ao ano.
Em relação aos investimentos, 50% afirmaram que não irão investir, 36% irão atualizar o maquinário já existente e 14% irão ampliar o número de máquinas.
Esses números, no cômputo geral, foram avaliados pela diretoria do Ciesp Campinas, como sendo ligeiramente melhores que os apontados na pesquisa de maio, respectivamente, 61%, 22% e 17%.
O Ciesp Campinas conta com 590 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da região.
O faturamento conjunto das empresas associadas é de R$ 53 bilhões ao ano. Conjuntamente essas empresas empregam 97.954 colaboradores.
Reportagem: Elias Aredes | Fotografia: Divulgação / CIESP
Leia e ouça também: