notícias

7 de janeiro de 2025

Comunidade cobra zeladoria de rua cuidada por moradores no Parque Via Norte

União de vizinhos mantém de conservação de espaço de convívio, mas com limitações; Prefeitura promete medidas

ouça a notícia

Os moradores da pacata Rua Salvador Miniacci Caruso, no Parque Via Norte, têm um privilégio que poucos campineiros possuem.

Ao longo de quase 600 metros, todas as casas ficam de frente a um extenso jardim, que vai de ponta a ponta da via.

O espaço é convite garantido para caminhadas, brincadeiras de crianças, momentos de lazer com os pets.

Galho de leucena ameaça atingir pedestres e carros que transitam pela Rua Salvador Miniacci Caruso (Fotografia: Kevin Kamada/Rádio Brasil Campinas)

Mas nem tudo são flores, já que os moradores se queixam do esquecimento da região no cronograma de zeladoria da Prefeitura.

Apesar de ser uma área pública, os cuidados do local são feitos pela união de vizinhos.

É o que nos conta o Arlindo, morador de uma das casas da rua.

Apesar da união da comunidade, nem tudo pode ser feito pelos moradores. O galho de uma grande leucena, por exemplo – uma espécie de árvore invasora de biomas – ameaça cair sobre uma das residências da rua.

É onde mora o Seo Odair, que relata já ter entrado com uma série de protocolos pedindo a poda da árvore, e demonstra preocupação neste período de chuvas intensas.

Pouca distância das manilhas de água pluvial resulta no acúmulo de água parada: perigo para a formação de criadouros do mosquito da dengue e para acidentes nos buracos abertos pela passagem dos tubos. (Fotografia: Kevin Kamada/Rádio Brasil Campinas)

Os moradores da Rua Salvador Miniacci Caruso também relatam outros problemas, como a má conservação das calçadas para os pedestres e o acúmulo de água parada em manilhas de águas pluviais que são curtas para levar a água até o interior da mata nativa do jardim.

Nós levamos as demandas dos moradores para a Secretaria de Serviços Públicos.

Sobre o pedido de poda da leucena, a pasta informou que uma equipe de arborização irá ao local ainda nesta semana para avaliar as condições da planta, e decidir se extrai ou faz algum outro procedimento na árvore.

A Secretaria ressalta que a extração só é realizada caso a planta ofereça algum tipo de risco, tanto pela saúde como pela forma de crescimento dos galhos, caso ameacem pessoas, veículos ou residências. 

Em relação aos pedidos de ajuda com roçagem e adequação estrutural das calçadas e manilhas de águas pluviais, a Secretaria de Serviços Públicos informou que vai fazer uma vistoria no local para a programação dos trabalhos necessários.

A pasta afirma manter equipes de manutenção e roçagem responsáveis por mais de 2.500 praças, canteiros e jardins, 25 parques e bosques públicos e áreas não urbanizadas em Campinas.

 

 

 

Fotografia: Kevin Kamada / Rádio Brasil Campinas


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria