notícias

2 de dezembro de 2024

Comvest comemora resultados da 2ª fase da Unicamp 2025

Processo seletivo seleciona candidatos para os cursos de Graduação da universidade; resultados saem em janeiro

ouça a notícia

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) terminou nesta segunda-feira, 2, a segunda fase do seu vestibular.

No primeiro dia, foram aplicadas as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literaturas; e questões interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza.

A segunda parte da prova teve a realização de provas de conhecimentos específicos, de acordo com a opção escolhida pelo candidato. 

Mas ainda repercute entre os candidatos o grau de dificuldade colocada na prova de Redação. O estudantes puderam escolher entre duas propostas. A primeira pedia para que os candidatos elaborassem uma apresentação para um projeto de lei para combater a desigualdade de gênero na política.

Já a segunda proposta, solicitava que os estudantes escrevessem, como diretores de escola, um comunicado sobre a preocupação em relação à disseminação dos jogos de azar eletrônicos entre crianças do ensino fundamental.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, comemorou o fato de que os preceitos da prova sustentaram a tradição do exame instalado a partir de 1987.

A coordenadora acadêmica, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, mostrou satisfação pela qualidade da prova aplicada desde o primeiro dia. 

A segunda fase do vestibular da Unicamp foi realizada em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo. O exame ocorreu em outras 16 cidades paulistas: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos,  São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

De acordo com o calendário estipulado pela Comvest, as provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro.  Este exame será realizado somente em Campinas. 

A primeira chamada dos aprovados será divulgada dia 24 de janeiro. Os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest. 

 

 

Fotografia: Antonio Scarpinetti / SEC-Unicamp


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria