Para atender a uma prerrogativa da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) fez um pronunciamento no pequeno expediente da Sessão Ordinária do parlamento na quarta-feira, 5.
O mandatário do Palácio dos Jequitibás fez um balanço da primeira gestão encerrada no dia 31 de dezembro do ano passado. Ele também discorreu sobre as expectativas para o novo mandato que se iniciou no dia primeiro de janeiro de 2025.
Dário Saadi assegurou que as contas do município estão sob controle e não há qualquer temor de crise em médio e longo prazo. Ele avisa, no entanto, que é preciso ficar atento a conjuntura econômica existente no Brasil.
Ele reconhece os gargalos existentes na saúde, mas chamou atenção dos vereadores para a drástica mudança no financiamento do setor, o que sobrecarregou os munícipios de médio e grande porte.
O prefeito protestou sobre o desfecho da Reforma Tributária e o destino dado ao ISS, que passará a ser controlado por um Comitê Gestor. Segundo ele, o futuro é sombrio quando o tema é a sustentabilidade dos municípios de médio e grande porte.
Dário Saadi aproveitou para celebrar a melhoria da captação de água e dos serviços de esgoto da cidade. Segundo o prefeito, os serviços já são oferecidos em quase totalidade do município. Foi encaminhada a promessa de que nos próximos dois anos, metade do esgoto coletado em Campinas será revertido em água de reuso.
Fotografia: Reprodução / Divulgação/Câmara Municipal de Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista