Ao vivo

notícias

4 de novembro de 2024

Educação amplia horário de aula para alunos do Ensino Fundamental e Médio

Para 2025, secretaria estadual incluiu Matemática e Língua Portuguesa na grade curricular

ouça a notícia

A Secretaria Estadual de Educação anunciou na sexta-feira, 01, que partir do próximo ano letivo, uma mudança será feita na duração da aula de cada disciplina da grade dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As aulas serão ampliadas de 45 minutos para 50 minutos.

Com essa nova organização, serão seis aulas por dia para alunos que estudam em escolas de período parcial nos turnos da manhã e da tarde. Desde 2020, a grade era composta por sete disciplinas diárias de 45 minutos cada.

O ajuste vai alterar os horários de saída dos alunos. Para alunos do período matutino a saída será às 12h20. No vespertino, a última aula terminará às 18h20.

O secretario estadual de Educação, Renato Feder, acredita que o aumento do tempo de aula vai produzir muitos efeitos positivos.

O secretário, por sua vez, acredita que os benefícios pedagógicos são claros e serão sentidos até para quem frequenta as escolas de periodo de integral.

A secretaria estadual de Educação afirma, no entanto, que não haverá mudanças nos itinerários formativos, que seguem com três opções de áreas, que são duas acadêmicas, as de exatas e humanas, e a técnica profissional.

Outra novidade é a inclusão de mais duas disciplinas na matriz curricular da rede estadual de São Paulo. Alunos da 3ª série do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental terão semanalmente mais duas aulas de orientação de estudos de matemática e outras duas de orientação de estudos de língua portuguesa.

Sobre o calendário do ano letivo de 2025, as aulas do primeiro semestre terão início em 3 de fevereiro. O recesso escolar do meio do ano está previsto para o período entre os dias 1º e 20 de julho. Para o cumprimento dos 200 dias letivos, estabelecido pela Lei de Diretrizes e Base (LDB), o fim das atividades está agendada para 9 de dezembro de 2025.

 

 

 

Fotografia: Valter Campanato/Agência Brasil


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria