Em visita a Campinas na última quarta-feira, dia 29 de maio, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou o decreto que oficializa a concessão do Eixo Norte do Trem Intercidades.
A esperada ligação férrea de passageiros entre Campinas e São Paulo, será construída e operada pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo em fevereiro.
O consórcio é formado pela multinacional chinesa CRRC e pelo Grupo Comporte, e assumiu o compromisso de aplicar R$ 14,2 bilhões em investimentos, parte deles custeado com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Em cerimônia na Estação Cultura, local que deve abrigar uma estação de embarque e desembarque do serviço, Tarcísio exaltou a parceria das frentes que vão custear a obra.
Além do serviço expresso de trem, até a capital, o consórcio também arrematou a operação da Linha 7 – Rubi, da CPTM, que já liga Jundiaí a São Paulo, e entre Jundiaí e Campinas será transformada em um Trem Intermetropolitano, com paradas em Valinhos, Vinhedo e Louveira.
Na cerimônia desta quarta-feira, Tarcísio também assinou o decreto que oficializa o programa estadual “São Paulo nos Trilhos”, um conjunto de estudos para reativar ou construir um total de mil quilômetros de malha férrea em várias regiões do estado.
O potencial projetado de investimentos é de R$ 194 bilhões, cuja aposta deve ser na iniciativa privada.
Outros dois projetos em estudo estão na região de Campinas, que pode ganhar novos VLTs (veículos leves sobre trilhos) como destacou o governador durante a coletiva de imprensa.
A solenidade na Estação Cultura contou com a presença de autoridades de várias cidades da região.
Para o deputado estadual e ex-prefeito de Sumaré, Dirceu Dalben (Cidadania), os novos projetos resgatam a força econômica da região de Campinas.
A vereadora de Campinas, Débora Palermo (PL) afirma que a Câmara Municipal terá papel fundamental para viabilizar as obras de remodelação do pátio ferroviário da cidade.
De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, a previsão é de que as obras do Trem Intercidades Eixo Norte, Campinas-São Paulo, comecem em agosto de 2026.
O início da operação de passageiros é esperado para 2031, e a conclusão das obras para agosto de 2032.
Fotografia: Kevin Kamada / Rádio Brasil Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista