Um levantamento divulgado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp) mostra que as empresas-filhas da universidade, ou seja, aquelas que nasceram dentro do ambiente da instituição, empregam, diretamente, mais de 53 mil pessoas.
Nas cinco regiões do Brasil e também em outros 10 países, são 1.349 empreendimentos ativos, de um total de 1.588 que nasceram dentro da Unicamp desde 2006.
Os números fazem parte do Relatório de 2024, da Inova Unicamp, que mapeou o tamanho e os impactos econômicos e sociais dessas organizações.
Muito além dos números, as empresas-filhas movimentam e provocam o mercado onde atuam a apostar na inovação.
É o caso da Agroboard, uma empresa-filha criada em 2020 que desenvolveu plataforma de computador que organiza a contabilidade das empresas que vendem commodities agrícolas.
Quatro anos depois de sua criação, a companhia alcançou o maior crescimento entre as empresas-filhas da Unicamp. O CEO da Agroboard, Danilo Lombardi, se orgulha da inovação pioneira no seu ramo de atividade.
As empresas-filhas também lançam uma provocação às estruturas tradicionais sobre como estimular a diversidade para otimizar resultados.
Maria Cristina Mascarenhas é diretora de tecnologia na Noviga, uma empresa-filha da Unicamp que desenvolve novas tecnologias para a produção de alimentos.
Premiada como a principal liderança feminina de 2024 dentre os empreendimentos que nasceram na universidade, Maria Cristina afirma que a presença de mulheres em cargos de chefia nas empresas representa um desafio diário na superação de preconceitos.
O diretor-executivo da Inova, Renato Lopes, destaca que as empresas-filhas da Unicamp estimulam um olhar diferente para a função social dessas organizações.
Ainda de acordo com o Relatório 2024 de Empresas-filhas da Unicamp, as organizações empregaram, no atual ciclo, mais 6.100 vagas, aumento de 12,9% em relação ao período anterior, e o maior avanço desde o início do mapeamento, em 2006.
Ao todo, as 1.349 empresas-filhas em atividade faturaram mais de R$ 28 bilhões.
O levantamento completo pode ser baixado pela internet, no site www.inova.unicamp.br.
Fotografia: Pedro Amatuzzi / Inova Unicamp
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista